Anos 50

A década de 1950, também referida como década de 50 ou ainda anos 50, compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959.
É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do Século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade. Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Esta época também foi considerada a “idade de ouro” do cinema e também foi a época de importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA). Em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol faturou também o seu primeiro título mundial.
A prosperidade econômica experimentada por muitos países durante a década de 1950 foi de natureza semelhante a que foi experimentada na década de 1920 e também a que ocorreu na década de 1990. Cada período de prosperidade foi o resultado de uma mudança de paradigma nos assuntos globais. As mudanças nas décadas de 1950 ocorreram em parte como resultado da conclusão da Segunda Guerra Mundial. O cenário musical dos ano 50 nos Estados Unidos teve o rock and roll e seu subgênero, o rockabilly, que repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard entre outros, no brasil surge a bossa nova, um misto de samba e jazz.
No Brasil, tivemos o início da BOSSA NOVA no final dos anos 50, um movimento musical reconhecido mundialmente, um tipo de mistura de samba e jazz. Nesse estilo, surgem vários artistas como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Morais. Nessa década foi composta e lançada a música Garota de Ipanema, que veio mais tarde se tornar, juntamente com Aquarela do Brasil, a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, tendo várias regravações por artistas internacionais de renome, como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Stan Getz, entre outros.

Referências


Compartilhe

Grandes Discos dos

Anos 50

Mais
Décadas da Música
No Portal Aquela Música

Deixe um comentário