Paulo Barroso

A Voz da Cidade

Paulo Barroso – cantor, compositor, intérprete, violonista e produtor de áudio e vídeo, nasceu em São Paulo, aos 22 de setembro do ano de 1952. Em 1967, aos 15 anos, começou o aprendizado autodidata de música e violão, mas também durante anos tomou aulas com professores e maestros. Em 1968, participou de conjuntos de baile e fez apresentações colegiais. No ano seguinte (1969), começou a compor sob influências de Beatles, Bossa Nova, Tropicalismo e MPB.
No início dos anos 70 , participou pela primeira vez do Festival da ACM – Associação Cristã de Moços, classificando-se para a final. Em 1971, foi premiado com o segundo lugar e melhor letra. Entre 1972 e 1974, participou e foi premiado em vários festivais estudantis, além de se apresentar em programas de TV como “É tempo 13” (Décio Piccinini), da Bandeirantes, “Misturação” (Walter Silva), da Record e “Gente Jovem”(Fausto Canova), da TV Cultura. No ano de 1976, Paulo Barroso entrou para a “Cooperativa Musical’(união de vários músicos e compositores independentes) e passou a realizar apresentações pelo circuito universitário. Esta união durou até 1979 ,encerrando com a temporada do show “Cá Estamos Nós” no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo. Em 1979, o artista participou do Show “1º de Maio” em São Bernardo, em prol dos Metalúrgicos do ABC, com a presença de Luiz Inácio Lua da Silva, Djalma de Souza Bom, então metalúrgicos, e de mais de 5 mil pessoas, além das participações de Elis Regina, João Bosco, Fagner, Gonzaguinha e vários outros artistas.
Os anos 80 para Paulo Barroso começou com produção e lançamento do LP “Vozes da Cidade”, de forma independente, com músicas de sua autoria e que contou com as participações especiais de Dominguinhos e Lanny Gordin, arranjos de Homero Lotito, além de músicos importantes como Bocato, Dudu Portes, Dalton de Luca, Marcelo Jaffé e Roberto Minczuk, entre outros, sendo bem aceito pela crítica e bem executado nas rádios alternativas. Nesta época, Paulo se apresentou na Mostra dos Independentes no Teatro Pixinguinha e no Show pela reconstrução da UNE no teatro da GV. Em 1984, participou do “Circo Amarelo”, movimento cultural da Zona Norte de São Paulo, com o apoio do Secretário Municipal de Cultura, Gianfrascesco Guarnieri, organizando, produzindo e apresentando vários espetáculos. Em 1986, diante das dificuldades no meio musical, começou a estudar e a produzir videos experimentais, documentários e de ficção. Em 1988 , o compositor abriu sua própria produtora (Bem te Video) e passou a produzir vídeos institucionais, comerciais de TV, rádio etc, sempre roteirizando e dirigindo.
Nos anos 90, mais precisamente em 1995, juntamente com as produções de vídeo, Paulo voltou a se apresentar musicalmente e a compor com maior intensidade. Em 1996, criou a banda “The Badeatles” interpretando canções dos Beatles. Em 1997, fez a direção e produziu o documentário “Mãos à Obra”, que, com matérias colhidas durante 10 anos, retratava o Movimento dos Sem Teto da Zona Norte de São Paulo, desde as primeiras reuniões em praça pública até a ocupação dos apartamentos, construídos em sistema de Mutirão. O documentário foi exibido, com enorme repercussão, no Congresso de Habitação da ONU, realizado em Istambul. Em 1998, o cantor voltou a tocar profissionalmente, agora com o Grupo “Onde Mora o Samba”, sob o nome de “Paulinho Paulista” retratando clássicos da MPB. Em 2000, largou a produção de vídeo para se dedicar apenas à música e já em 2001 lançou produziu o CD “Onde Mora o Samba” gravado ao vivo no Centro Cultural SP. Em 2003, tocou violão e participou com Deise Capelozza (voz) e Luiz Afonso (percussão) do CD “Lembrando Tom Jobim”, também gravado ao vivo no Centro Cultural SP. Em 2004, participou do Grupo “Acorde no Choro” retratando clássicos do choro instrumental. Em 2005, lançou o Show “A Nova Maré”, somente com composições próprias, trabalho que desembocou no album duplo “As Marés”, lançado em 2015., trabalho que

Principais Discos Originais de

Paulo Barroso

1980 - Vozes da Cidade - Selo Acoplamento (LP)
2015 - As Marés (Album Duplo) - Independente (CD)

Referências


Compartilhe

Alguns Discos de

Paulo Barroso


No Portal Aquela Música

Algumas Músicas de

Paulo Barroso


No Portal Aquela Música

A Playlist de

Paulo Barroso


No Portal Aquela Música

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais
Artistas
No Portal Aquela Música

FAÇA SEU COMENTÁRIO