Música Barroca

A Grande Ópera Dissonante

O período barroco da música, abrangendo aproximadamente o início do século XVII até meados do século XVIII, foi uma era rica e transformadora que viu o desenvolvimento de muitas formas e técnicas musicais. Foi uma época de grande inovação, experimentação e criatividade na música clássica ocidental.
Música barroca é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jônico (modo “maior”) e o modo eólio (modo “menor”).
O barroco foi a época de máximo desenvolvimento de instrumentos como o cravo e o órgão, mas também surgiram várias peças para grupos pequenos de instrumentos, que iam de três até nove instrumentistas.
O estilo Barroco apresenta desenvolvimento extenso do uso da polifonia e contraponto. Os acordes tem uma ordem hierárquica em suas progressões tonais, tanto funcional como cadencial, que definem a tonalidade progressiva do barroco musical. A harmonia era acompanhada e definida pelo basso continuo criando uma necessidade do intérprete de ser um virtuoso na arte do período para não deixar a musicalidade se desviar do aspecto tonal da época – visto que quase sempre o basso continuo não era escrito e chamava pela improvisação, dando então o dom de virtuosidade a quem melhor improvisasse.
O contraponto era intenso, especialmente na forma de tema e variação. A modulação tonal na música barroca é freqüente. Devido a incapacidade física de um cravo prover dinâmicas variadas a arte da música barroca voltava a habilidade da performance em termos de articulação.
Do Período Barroco na música surgiu o desenvolvimento tonal, como os tons dissonantes por dentro das escalas diatônicas como fundação para as modulações dentro de uma mesma peça musical; enquanto em períodos anteriores, usava-se um único modo para uma composição inteira causando um fluir incidentalmente consonante e homogêneo da polifonia. Durante a música barroca, os compositores e intérpretes usaram ornamentação musical mais elaboradas e ao máximo, nunca usada tanto antes ou mais tarde noutros períodos, para elaborar suas ideias; fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje.
Entre 1600 e 1750 começaram a aparecer as primeiras orquestras, que dariam origem à Orquestra Sinfônica como hoje a conhecemos. O estilo musical barroco consiste em ritmos enérgicos, melodias muito bem ornamentadas, alternando entre sons fortes e fracos e contrastando instrumentos de timbres diferentes. Os principais compositores dessa época são Cláudio Monteverdi, Jean Baptiste Luy, Arcângelo Corelli, Alessandro Scarlatti, Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach, George Handel eDomenico Scarlatti.
No geral, o período musical barroco foi um período dinâmico e fértil que lançou as bases para muitas das formas e convenções musicais que se seguiriam em épocas subsequentes. Seu rico legado continua a inspirar e cativar o público hoje.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA BARROCA:

1.Contraste e Drama: A música barroca é conhecida por seus contrastes dramáticos em dinâmica, textura e emoção. Os compositores frequentemente empregavam mudanças repentinas entre passagens altas e suaves, bem como entre diferentes temas ou motivos musicais.
2.Ornamentação: A ornamentação desempenhou um papel significativo na música barroca. As melodias eram frequentemente embelezadas com trinados, giros, mordentes e outros elementos decorativos, acrescentando riqueza e complexidade à textura musical.
3.Basso Continuo: Uma das características definidoras da música barroca é o baixo contínuo, também conhecido como baixo figurado. Esta linha de baixo, tocada por um instrumento baixo (como violoncelo ou fagote) e um instrumento de acordes (como cravo ou órgão), fornecia uma base harmônica ao mesmo tempo que permitia improvisação e embelezamento.
4.Dinâmica em terraços: A música barroca frequentemente empregava dinâmicas em terraços, onde os níveis de volume mudavam abruptamente, em vez de gradualmente. Essa técnica, comumente usada em instrumentos de teclado como cravo e órgão, contribuiu para a sensação geral de drama e contraste.
5.Polifonia e Contraponto: Os compositores barrocos se destacaram no intrincado entrelaçamento de múltiplas linhas melódicas, conhecido como polifonia, e na arte do contraponto, onde vozes musicais independentes interagem de forma harmoniosa e contrapontística.
6.Desenvolvimento de novas formas: O período barroco viu o desenvolvimento de muitas novas formas musicais, incluindo o concerto, a sonata, a suíte, o oratório e a ópera. Compositores como Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel, Antonio Vivaldi, Claudio Monteverdi e Henry Purcell fizeram contribuições significativas para esses gêneros.
7.Ópera e Música Vocal: A ópera floresceu durante o período barroco, tornando-se uma forma de arte altamente popular e influente. Os compositores escreveram óperas que combinavam música, drama e espetáculo, muitas vezes explorando temas mitológicos ou históricos. Além disso, a música vocal, incluindo obras corais sacras, cantatas e oratórios, desempenhou um papel central na expressão musical barroca.
Compositores barrocos escreveram em diversos gêneros musicais; incluem-se diversos estilos inovadores para a época. A ópera foi inventada na Renascença, mas foi no Barroco que Alessandro Scarlatti, Handel e outros desenvolveram grandes obras. O oratório chegou a grande popularidade com Bach e Handel; ambos a opera e o oratório usavam forma musical semelhantes, tal como o uso da ária da capo.
Na música litúrgica, a Missa e os motetos não foram tão importantes, mas a cantata prosperou, principalmente nos trabalhos de Bach e outros compositores protestantes. Música para o organista virtuoso floriu, com o uso das tocatas, fugas, e outros trabalhos.
Sonatas instrumentais e suítes para dança foram escritas para instrumentos individuais, para grupos de música de câmara, e pequenas orquestras. O concerto emergiu, tanto na forma para o intérprete solista como para orquestra, assim como o concerto groso qual um grupo pequeno de solistas criam simultaneamente um contraste com um grupo maior que intercalam suas partes com perguntas e respostas do diálogo melódico. A Abertura francesa com o seu típico contraste de seções rápidas e outras lentas, adicionaram grandeza a muitas cortes nas quais eram apresentadas.
As obras para teclado eram algumas vezes escritas para grupos maiores. Novamente, existe um grande número de obras de Bach escrita tanto para os instrumentos solo, como concertos e o mesmo tema se apresenta em arranjos de concerto para orquestra, ou suíte. Grandes trabalhos de Bach que culminaram na música da Idade Barroca inclui: O Cravo Bem Temperado, as Variações Goldberg, e a Arte da Fuga.

PRINCIPAIS COMPOSITORES DO PERÍODO BARROCO:

Na Alemanha, o barroco iniciou-se com Heinrich Schütz (1585-1672), considerado o “pai da música alemã”. Johann Hermann Schein (1586-1630), Samuel Scheidt (1587-1654) e Michael Praetorius (1571-1621), contemporâneos de Heinrich Schütz, também são bastante notáveis nessa época.
Na primeira metade do século XVIII, destacaram-se Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel e Georg Phillipp Telemann, seguidos por Johann Pachelbel, Johann Jakob Froberger e Georg Muffat.
Diz-se que Johann Sebastian Bach foi o maior compositor do barroco alemão (e um dos mais importantes da história da música), por ter esgotado todas as possibilidades da música barroca. Sua morte é considerada como o ponto final do Período Barroco.

Na Itália, o nome mais destacado foi Antonio Vivaldi, autor de numerosos concertos, óperas e oratórios. A ele é atribuída a composição da série de concertos As Quatro Estações, provavelmente a mais difundida de todas as peças desse período. Foi o responsável por estabelecer definitivamente a forma do concerto, que continua a ser composta até os dias atuais.
Claudio Monteverdi foi considerado o “pai da ópera”. A ele é atribuído o mérito de ter introduzido e popularizado o gênero, que já vinha sendo desenvolvido desde Jacopo Peri, com as obras Dafne e Euridice. Monteverdi também é o autor da ópera mais antiga ainda hoje representada: L’Orfeo, obra que conta a história do amor proibido de dois seres.
Outros compositores do barroco italiano foram Arcangelo Corelli e Domenico Scarlatti – este último, o maior expoente da música para cravo desse período.

Na França, a tradição musical do barroco francês deu-se principalmente com Juvens St Louis, que introduziu a ópera francesa, e Jean-Philippe Rameau, que desenvolveu obras para cravo. Outro compositor importante do período foi François Couperin, autor de peças musicais sacras.

No Brasil, Antônio José da Silva, o Judeu, escreveu notáveis obras posteriormente musicadas por Antonio Teixeira, com quem trabalhou em óperas como “As variedades de Proteu”, quando se encontrava em Portugal.

Em Portugal, também Francisco António de Almeida e João Rodrigues Esteves trabalharam no domínio da Ópera e das obras vocais. Carlos Seixas destacou-se no campo da literatura para tecla, com mais de 700 sonatas, inovando também no reportório orquestral, com uma “Abertura em Ré Maior” em estilo francês, uma “Sinfonia em Si bemol Maior” em estilo italiano e um “Concerto para cravo e orquestra em Lá Maior”, um dos primeiros exemplares do género na Europa e um contributo original para o desenvolvimento do Barroco.

Se formos para uma lista dos grandes nomes deste período, podemos arrolar os seguintes compositores:

.William Byrd
.Claudio Monteverdi
.Heinrich Schütz
.Jean-Baptiste Lully
.Dieterich Buxtehude
.Marc-Antoine Charpentier
.Heinrich Ignaz Franz von Biber
.Johann Pachelbel
.Arcangelo Corelli
.Henry Purcell
.Alessandro Scarlatti
.François Couperin
.Tomaso Albinoni
.Antonio Vivaldi
.Georg Philipp Telemann
.Jean Philippe Rameau
.Johann Sebastian Bach
.Domenico Scarlatti
.Georg Friedrich Händel
.Giovanni Battista Sammartini
.Giovanni Battista Pergolesi
.Juvens St Louis

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