Rádio Clássica

Toca Em Você

A expressão “Música Clássica” tem vários sentidos. Costumamos chamar de clássica a música tradicional ou antiga, mas, no mundo ocidental, esta expressão é usada para se referir à música erudita. Este tipo de música foi desenvolvida na Europa ao longo de séculos. A maioria da música clássica mais antiga era utilizada em cerimônias religiosas. Com o tempo, a música não religiosa, também chamada de música profana, foi se tornando mais popular. A música clássica era tocada para divertir os reis e nobres da corte.
Entre o fim do século XVI e a metade do século XVIII, a música clássica cresceu e evoluiu rapidamente. As orquestras surgiram nessa época e os músicos também criaram novas formas de música clássica, como a ópera. Um dos maiores compositores desse período foi Johann Sebastian Bach.
Os especialistas em música chamam a época entre 1750 e 1820 de era clássica. Nesse período, os músicos desenvolveram uma série de formas musicais. Uma delas foi a sinfonia, que é uma composição musical longa para orquestra. Outra foi a música para quarteto de cordas, uma composição musical para ser tocada por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Entre os compositores importantes da era clássica estão Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven.
A música de Beethoven influenciou muitos compositores clássicos do século XIX, época em que a música era mais dramática e emocional. Entre os mais famosos compositores desse período estão Piotr Tchaikóvski e Johannes Brahms.
O século XX foi uma época de grande experimentação na música clássica. Os compositores criaram novas estruturas e passaram a usar novos instrumentos. Por exemplo, os instrumentos eletrônicos possibilitaram diferentes formas de expressão para compositores e músicos. Claude Debussy, Igor Stravinsky, Heitor Villa-Lobos e John Cage foram compositores importantes do século XX.
A música erudita ou clássica, é diferente da música popular e da música folclórica, por ser mais elaborada e costuma ser escrita em partituras. Partituras são folhas de papel pautadas em que se escrevem as notas musicais; ao lê-las, os músicos sabem qual composição devem tocar. Os músicos clássicos geralmente se atêm à partitura e não costumam improvisar.
A música clássica é escrita para diferentes tipos de instrumentos. Existe música só para instrumentos de cordas, ou só para instrumentos de sopro, de teclado ou de percussão, ou ainda para uma combinação de vários tipos de instrumentos.

Curta o som da

Rádio Clássica

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Referências


Compartilhe

Mais
Rádios
No Portal Aquela Música

FAÇA SEU COMENTÁRIO