sexta-feira, 20 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Raul Seixas

A Metamorfose da Música

Raul Seixas foi um lendário músico e compositor de rock brasileiro, muitas vezes referido como o “Pai do Rock Brasileiro”. Nasceu em 28 de junho de 1945, em Salvador, Bahia, e veio a falecer em 21 de agosto de 1989 na cidade de São Paulo. Raul Seixas é celebrado por sua fusão inovadora do rock com elementos da música folclórica brasileira, uma certa psicodelia e espiritualidade em seu material criativo. Suas letras eram muitas vezes profundamente filosóficas e rebeldes, ressoando com uma geração que buscava mudança social e iluminação espiritual durante a tumultuada era política do Brasil.
Seixas iniciou sua carreira musical na década de 1960 e foi frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, Raul também foi produtor musical da CBS, durante sua estadia na cidade do Rio de Janeiro e, por vezes, é chamado de Pai do Rock Brasileiro e Maluco Beleza. Sua obra musical original é composta por 16 discos lançados durante 26 anos de carreira. Seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como Let me Sing, Let me Sing.[4] Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968) foi produzido quando integrava o grupo Raulzito e os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com músicas como Ouro de Tolo, Mosca na Sopa e Metamorfose Ambulante, do álbum Krig-ha, Bandolo!, de 1973.
Foi justamente nos anos 70 que o artista ganhou destaque com sucessos como “Gita”, “Metamorfose Ambulante” e “Ouro de Tolo”. Colaborou frequentemente com o renomado letrista Paulo Coelho, e sua parceria produziu algumas das canções mais icônicas de Seixas. Ao longo da sua carreira, Seixas desafiou as normas sociais e criticou a autoridade, o que por vezes levou à censura e à controvérsia.
Apesar de enfrentar as adversidades dos setores conservadores, a influência de Raul Seixas na música e na cultura brasileira continua profunda. Ele continua a ser celebrado como uma das figuras mais importantes da história do rock brasileiro, e sua música continua a inspirar gerações de fãs e outros artistas.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1968 – Raulzito e os Panteras – EMI
1971 – Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (com Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada) – CBS
1973 – Krig-Ha, Bandolo! – Philips
1974 – Gita – Philips
1975 – Novo Aeon – Philips
1976 – Há 10 Mil Anos Atrás – Philips
1977 – O Dia Em Que A Terra Parou – Warner Bros.
1977 – Raul Rock Seixas – Fontana
1978 – Mata Virgem – Warner Bros.
1979 – Por Quem Os Sinos Dobram – Warner Bros.
1980 – Abre-te Sésamo – CBS
1983 – Raul Seixas – Estúdio Eldorado
1984 – Ao Vivo – Único E Exclusivo – Estúdio Eldorado
1984 – Metrô Linha 743 – Som Livre
1987 – Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! – Copacabana
1988 – A Pedra Do Gênesis – Copacabana
1989 – A Panela Do Diabo (com Marcelo Nova) – WEA

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.