sábado, 21 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Olivia Hime

Estrela da Música Inteira

Maria Olívia Leuenroth Hime nasceu no Rio de Janeiro no dia 25 de junho de 1943. Cantora e letrista brasileira, Olivia relutou durante alguns anos em abraçar a carreira de cantora. Casada com o compositor Francis Hime, ela temia não ser aceita pois esbarrava no rótulo de ser “a mulher do Francis” ou por sua amizade com nomes importantes da MPB, como Chico Buarque e Tom Jobim. Aos poucos, foi encontrando seu caminho. Cantou em um conjunto que também tinha Miúcha e Telma Costa e apresentou-se num show de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Em 1977, produziu “Passaredo”, de Francis Hime. Foi então participando de alguns shows dele ou cantando timidamente em faixas de seus discos, enquanto compunha escondida. Lançou um compacto mal divulgado que passou em branco.
O primeiro LP, produzido por Dori Caymmi, tinha cinco composições de Olivia, em parceria com Francis. Em 1986, foi a vez de homenagear Manuel Bandeira. Convidou nomes como Tom Jobim e Dorival Caymmi para dar som aos poemas de Bandeira em “Estrela da Vida Inteira”, que virou espetáculo com Olivia e o ator Ítalo Rossi. Em 1998, depois de seis anos de pesquisa em cima da obra de Chiquinha Gonzaga, Olivia lançou “Serenata de uma Mulher — Olivia Hime Canta Chiquinha Gonzaga”. Diferente dos trabalhos em que musicou poemas, desta vez Olivia reuniu um time de compositores para pôr letras nas músicas da maestrina. Entre eles, Hermínio Bello de Carvalho, Paulo César Pinheiro e Joyce, que criou um fictício encontro entre Chiquinha e Vinicius de Moraes, em “O Poeta e a Maestrina”, com Olivia fazendo dobradinha com Chico Buarque. Além de cantora e compositora, Olívia Hime é atuante na divulgação da música brasileira, como um dos principais nomes da conceituada Biscoito Fino.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1981 – Olívia Hime – RGE
1982 – Segredo do Meu Coração – OPUS COLUMBIA
1983 – Máscara – OPUS COLUMBIA
1985 – O Fio da Meada – OPUS COLUMBIA
1985 – A Música em Pessoa – SOM LIVRE
1986 – Estrela da Vida Inteira – CONTINENTAL
1997 – Alta Madrugada – PARADOXX MUSIC
2002 – Serenata de Uma Mulher (Olívia Hime canta Chiquinha Gonzaga) – BISCOITO FINO
2002 – Mar de Algodão – BISCOITO FINO
2004 – Canção Transparente – BISCOITO FINO
2007 – Palavras de Guerra – DISCMEDI BLAU
2008 – Palavras de Guerra Ao Vivo – DISCMEDI BLAU (CD e DVD)
2011 – Alma Música (com Francis Hime) – BISCOITO FINO
2016 – Sem Mais – BISCOITO FINO
2018 – Espelho de Maria – BISCOITO FINO

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.