sábado, 21 setembro, 2024
Aquela MúsicaArtistasMaria Lucia Godoy

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Maria Lucia Godoy

Voz de Ouro das Minas

Nascida em Mesquita, região do Vale do Aço de Minas Gerais, em 2 de setembro de 1930, Maria Lúcia Godoy, graduou-se em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – hoje, Faculdade de Letras – da UFMG. Estudou canto com o Maestro Gambardela, no Rio de Janeiro, e com Margueritte Von Winterfeld, na Alemanha. Maria Lucia Godoy foi solista principal do Madrigal Renascentista. Venceu, muitos concursos, entre eles, os de canto Vera Janacópolus e Lorenzo Fernandez. Dotada de rara técnica e musicalidade, possui emissão de impecável afinação, invejável gama dinâmica e grande expressividade dramática. Mas não só a perfeição técnica de seu canto chama a atenção do ouvinte. Maria Lucia se destaca, também, por sua capacidade interpretativa, que se faz pela compreensão, de singular lucidez, do texto cantado; pela dicção perfeita, presente mesmo nas mais intricadas partituras, e por uma versatilidade de repertório de que pouquíssimos artistas são capazes.
Amante da poesia, a cantora lírica sempre imprimiu especial sensibilidade para as composições e textos que interpretou, como fez com a obra de Villa Lobos, criando um novo padrão na interpretação vocal da obra do maior compositor brasileiro de todos os tempos. A artista mineira é estimadíssima como cantora de câmara e solista sinfônica e realizou recitais nos principais centros musicais do Brasil e do mundo. Igualmente à vontade na ópera, na canção popular ou no recital de câmara, teve como um dos principais objetivos a divulgação da música brasileira em todas as suas manifestações, tanto em âmbito nacional como nos países da Europa, Oriente Médio e Japão. Essa versatilidade de Maria Lucia Godoy permitiu que ela estivese sempre à vontade tanto nas obras clássicas mais elaboradas quanto nas populares mais autênticas. A cantora e possui um imenso repertório, indo das canções napolitanas, modinhas imperiais e serestas mineiras até autores contemporâneos como Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque de Holanda, e Wagner Tiso, por exemplo.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1968 – Canta Poemas de Manuel Bandeira – Museu da Imagem e do Som
1969 – O Canto da Amazônia – Museu da Imagem e do Som
1977 – Maria Lúcia Godoy Interpreta Villa Lobos – Philips (Relançado em 1995 pela Philips/Polygram)
1978 – Maria Lúcia Godoy e a Canção Popular Brasileira e Napolitana – Polygram
1980 – A Canção Brasileira – CBS
1982 – Fructuoso Vianna na Interpretação de Maria Lúcia Godoy e Miguel Proença – Arsis/Polygram
1982 – Cantares de Minas – Arsis/Polygram
1983 – 14 Serestas De Villa-Lobos – Philips (Com Miguel Proença)

Relançamentos:

1985 – Cantares de Minas – Philips
1994 – Cantares de Minas – Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
1995 – Maria Lúcia Godoy Interpreta Villa Lobos – Philips/Polygram
2010 – Cantares de Minas – Independente (pelo centenário de JK)

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.