sábado, 21 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Amelinha

Mulher Frevo da Música

Amélia Claudia Garcia Colares, nascida em Fortaleza aos 21 de julho de 1950, mais conhecida como Amelinha, é uma cantora e compositora brasileira que fez muito sucesso, especialmente entre os anos 70 e 80. No ano de 1980 ganhou o 2° prêmio do Festival da Rede Globo, chamado MPB-80 com a música “Foi Deus Que Fez Você” e consagrou-se em 1982, cantando o tema “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor”. Nessa época já possuía diversas gravações e alguns discos produzidos por Zé Ramalho, cantor e compositor paraibano com quem foi casada. Amelinha iniciou a carreira na década de 70 ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo, o grupo ficou conhecido no meio artístico como o Pessoal do Ceará.
A artista deixou o Ceará em 1970 para estudar comunicação em São Paulo. A carreira de cantora começou de maneira amadora, participando de shows do amigo e conterrâneo Fagner. Em 1974, decidida a seguir na música, passou a aparecer em programas de TV. No ano seguinte, fez uma temporada em Punta del Leste, acompanhando Toquinho e Vinicius de Moraes, quando o Poetinha compôs para ela “Ah! Quem me Dera”. Ao lançar o disco “Flor da Paisagem”, em 1977, produzido por Fagner, começou a ser apontada como a revelação nordestina ou “a Gal Costa do Ceará”.
Com o segundo trabalho, “Frevo Mulher” (1978), recebeu disco de ouro. Mas a consagração veio mesmo no ano seguinte, quando viu o Maracanãzinho acompanhá-la em “Foi Deus Que Fez Você”, durante o MPB-80, festival promovido pela Rede Globo. A composição de Luiz Ramalho classificou-se em segundo lugar, vendeu mais de um milhão de compactos e foi a primeira música a alcançar o primeiro lugar entre as mais executadas tanto nas faixas de FM quanto de AM.
O tema de abertura da série Lampião e Maria Bonita (Rede Globo), “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor”, fez Amelinha estourar novamente em 1982. O disco homônimo ficou mais de 30 semanas entre os 50 LPs mais vendidos do ano. Em 1984, a cantora entrou em nova fase. Separada do marido Zé Ramalho, que produziu três dos seus primeiros cinco discos e compôs muitos de seus sucessos, ela entregou sua voz à produção de Mariozinho Rocha e ao acompanhamento instrumental do Roupa Nova, que imprimiu algo de pop em seu trabalho. Foi o início de uma remodelação que culminou com o show “Saudades da Amélia” (1999) em que deixou os frevos e baiões de lado para um repertório com músicas de Tom Jobim, Caetano Veloso e Chico Buarque.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1977 – Flor da Paisagem – CBS
1979 – Frevo Mulher – CBS
1980 – Amelinha – CBS ?
1980 – Porta Secreta – CBS
1982 – Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor – CBS
1983 – Romance da Lua
1984 – Água e Luz – CBS
1985 – Caminho do Sol – CBS
1987 – Amelinha – Continental
1994 – Só Forró
1998 – Amelinha – Oasis/Sony Music
1999 – Só Com Você
2001 – Vento, Forró e Folia – Sony Music
2011 – Janelas do Brasil – Joia Moderna – CD
2013 – Janelas do Brasil (Ao Vivo) – Lua Music –
2017 – De Primeira Grandeza – As Canções de Belchior – Deck

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/musical
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.