Capa Memória da MúsicaPrograma O Fino da Bossa

Programa O Fino da Bossa

A Fina Flor da MPB
Por Aquela Música

O Fino da Bossa” foi um programa produzido e exibido pela TV Record São Paulo, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, e com a direção musical de Walter Silva. Ficou no ar entre 1965 e 1967 e teve tanto sucesso que gerou a gravação de três LPs ao vivo (todos como o mesmo título) pela gravadora Philips: Um deles, “Dois Na Bossa”, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. Antes, em 1964, o programa teve uma curta temporada na TV Excelsior Rio com o nome “Dois Na Bossa”.
Estreiou em 19 de maio de 1965, gravado no palco do Teatro Record, na Rua da Consolação em São Paulo toda 2ª feira, sendo transmitido às 4ªs feiras (no começo, às 22h e depois, em outros horários).

O diretor Manoel Carlos (o novelista da Rede Globo) junto com a equipe de produção (Nilton Travesso, Tuta e Solano Ribeiro), escolheram Elis Regina para comandá-lo, ajudada pelo parceiro Jair Rodrigues que deram conta do recado de forma espetacular, mesmo sendo ambos novatos, mas já com músicas nas paradas de sucesso do Brasil. O histórico conjunto instrumental Zimbo Trio completou o time fixo (na maior parte dos programas gravados).
“O Fino da Bossa” ficou no ar durante quase 3 anos. Os momentos mais esperados eram os duetos que os dois apresentavam, mas devido a uma queda de audiência, Ronaldo Bôscoli e Miele assumiram a direção do programa no lugar de Manoel Carlos para tentar salvar o programa. Após certo tempo, por questões de direitos autorais, o programa passou a se chamar apenas “O Fino”, porém com a mesma “bossa” que o consagrara.
O programa fez parte da fase áurea dos musicais da TV Record, que dedicava boa parte de sua programação à música brasileira. A atração levantou a bandeira da música nacional, valorizando sobretudo os novos compositores de samba e MPB daquela geração. “O Fino da Bossa” marcou não somente a história da televisão brasileira, como também ajudou a difundir e redefinir os rumos da música popular brasileira.

Em 2018, a Record exibiu um especial com o nome do programa que contou com importantes nomes da música brasileira como Alcione, Gilberto Gil, Elza Soares, Marcos Valle, dentre outros. A apresentação foi de Pedro Mariano, filho de Elis Regina, e Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues. O especial foi reprisado no dia 24 de dezembro de 2020.

Você também pode gostar destes

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Não guardamos nenhum dado seu quando eventualmente os pedimos. ACEITO Ler Mais...

Política de Privacidade

Bloqueador de anúncios detectado!

Por favor, nos apoie desativando a extensão AdBlocker do seu navegador para o nosso site.