Artista/Banda:
33“Nervos de Aço” é o sexto álbum de estúdio do sambista carioca Paulinho da Viola, lançado em 1973 pela gravadora Odeon.
Emblemático na música brasileira, este trabalho foi classificado como o 55º melhor disco brasileiro numa lista dos 100 maiores organizado pela revista Rolling Stone Brasil em 2007.
Destaques para “Não Leve a Mal” e “Nervos de Aço” entre outras, o LP teve produção de Milton Miranda com direção musical de Maestro Gaya. Outro grande destaque é a capa desenhada pelo artista Elifas Andreato, um mestre das artes nas capas de vinis nos anos 70 e 1980. Um trabalho perfeito, mas que acabou contribuindo para colar no disco a pecha de melancólico. A imagem de Paulinho, lua cheia ao fundo, com um buquê de flores na mão e vertendo lágrimas, poderia ser classificada como hiper-realista — ou kitsch mesmo, mas o jornalista Luiz Carlos Maciel (1938-2017), diretor da Rolling Stone Brasil, definiu melhor: “expressionismo caboclo.”
O disco foi considerado o 55º melhor da música brasileira numa lista dos 100 maiores organizada pela revista Rolling Stone Brasil no ano de 2007.
FAIXAS DO DISCO:
LADO 1:
1.Sentimentos (Miginha)
2.Comprimido (Paulinho da Viola)
3.Não Leve a Mal (Paulinho da Viola)
4.Nervos de Aço (Lupicínio Rodrigues)
5.Roendo as Unhas (Paulinho da Viola)
LADO 2:
1.Não Quero Mais Amar a Ninguém (Zé da Zilda/Cartola/Carlos Cachaça)
2.Nega Luzia (Wilson Batista/Jorge de Castro)
3.Cidade Submersa (Paulinho da Viola)
4.Sonho de Um Carnaval (Chico Buarque)
5.Choro Negro (Paulinho da Viola/Fernando Costa)

