quinta-feira, 15 maio, 2025

Aquele Artista

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Transa – 1972

Gravadora:
Philips
Artista(s):

Transa” é o sexto álbum de estúdio de Caetano Veloso, gravado em 1971 no Chappell’s Recording Studios, em Londres, e lançado pela Philips em janeiro de 1972 no Brasil.
A história do disco, tem um fato relevante: exilado em Londres desde 1969, Caetano Veloso obteve permissão para ficar um mês no Brasil em janeiro de 1971 para assistir à missa comemorativa dos 40 anos de casamento de seus pais. No Rio de Janeiro, o cantor foi interrogado por militares que pediram para que fizesse uma canção elogiando a rodovia Transamazônica – na época em construção. Caetano não aceitou a “proposta”, mas, de volta a Londres, gravou no final do ano o consagrado LP.
Com arranjos de Jards Macalé, Tutty Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa, “Transa” é considerado o décimo melhor disco brasileiro pela revista Rolling Stone Brasil, em 2007, numa lista dos 100 melhores.
Com apenas 7 faixas, o trabalho tem como destaques para “Nine Out Of Ten” e “It’s A Long Way”.

FAIXAS DO DISCO:

LADO 1:

1.You Don’t Know Me (Caetano Veloso)
(Contém trechos de “Maria Moita” (Carlos Lyra, Vinicius de Moraes)
2.Nine Out Of Ten (Caetano Veloso)
3.Triste Bahia (Gregório de Matos/Caetano Veloso)

LADO 2:

1.It’s A Long Way (Caetano Veloso)
2.Mora Na Filosofia (Monsueto Menezes/Arnaldo Passos)
3.Neolithic Man (Caetano Veloso)
4.Nostalgia (That’s What Rock’n Roll Is All About) (Caetano Veloso)

COMENTÁRIOS

Músicas do Disco

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/musical
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.