quinta-feira, 15 maio, 2025

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Sergio Ricardo

Um Senhor Talento

Descendente de família libanesa, Sergio Ricardo nasceu João Lutfi em Marília, interior de São Paulo, em 18 de junho de 1932. Além de cantor e compositor, atua como diretor de cinema, sendo um dos nomes de vanguarda da sétima arte no Brasil. Em 1940, aos 8 anos, foi matriculado no Conservatório de Música de Marília para estudar piano e teoria musical. No litoral do estado de São Paulo, por volta de 1949, Sergio Ricardo foi locutor da rádio Cultura de São Vicente, mas acabou se mudando pra São Paulo e, depois, para o Rio de Janeiro.
Já no Rio de Janeiro, em 1952, conseguiu emprego como técnico de som e pianista, substituindo Tom Jobim. Familiarizado com a cidade, que foi o berço da bossa nova, passou a fazer parte do o primeiro núcleo de compositores desse movimento musical.
Seu primeiro trabalho como compositor foi registrado pela cantora Maysa, quando esta gravou “Buquê de Isabel”.)
Já sua iniciação como cantor começou no final dos anos 50, lançando discos de 78 rotações. No início dos anos 60 gravou pela RGE seu primeiro disco: “Não Gosto Mais de Mim” (A Bossa Romântica de Sérgio Ricardo).
O músico Sérgio Ricardo faleceu aos 88 anos no dia 23 de julho de 2020 por insuficiência cardíaca provavelmente provocada pela COVID-19, uma doença respiratória causado pelo novo coronavírus que assustou o mundo no ano de 2020.
Inquieto, o artista participou do III Festival de Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record, quando, num momento antológico, foi vaiado pelo público ao cantar “Beto Bom de Bola”, e nervoso, quebrou o violão e atirou-o contra a plateia, fazendo deste momento uma das cenas mais marcantes da MPB.
Incentivado pelo excelente Carlos Lyra, Sergio Ricardo se inteirou de problemas políticos e sociais, o que o levou a compor várias canções retratando esses temas.
Um dos grandes momentos do artista foi a composição da trilha e narração do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.
Ainda no ramo das trilhas musicais, Sergio compôs trilhas para a minissérie “Zumbi dos Palmares” (1996) e para a novela “Mandacaru” (1997), ambas produzidas pela extinta TV Manchete.
Sergio Ricardo volta à cena artística em 1999 com o musical “Estória de João-Joana”, encenado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, espetáculo que contou com a participação de Chico Buarque, Elba Ramalho, Alceu Valença, Telma Tavares e Zélia Duncan. Esse elenco revezou-se, na segunda parte do espetáculo, interpretando os maiores sucessos do compositor. O show foi gravado posteriormente nos estúdios da Rádio MEC, para constituir um CD lançado em 2000 pelo selo Rádio MEC.
O artista faleceu em Julho de 2020. Contraiu a Covid-19, se recuperou, mas, depois, sofreu uma unsuficiência cardíaca e faleceu aos 88 anos.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1958 – Dançante Nº 1 – Todamérica
1960 – Não Gosto Mais de Mim (A Bossa Romântica de Sérgio Ricardo) – Odeon
1961 – Depois do Amor – Odeon
1963 – Deus e o Diabo Na Terra do Sol (Trilha para o filme de Glauber Rocha) Forma
1965 – Esse Mundo é Meu (Com Lindolfo Gaya) – Forma
1967 – A Grande Música de Sérgio Ricardo – Philips
1967 – Um Senhor Talento – Elenco
1971 – Arrebentação – Equipe
1973 – Sérgio Ricardo – (Com Piri, Fred, Cássio, Franklin e Paulinho de Camafeu) Continental
1974 – A Noite do Espantalho – Continental (Com participação de Alceu Valença e Geraldo Azevedo)
1975 – Sergio Ricardo – RCA Victor
1979 – Do Lago à Cachoeira – Continental
1985 – Estória de João-Joana (Cordel musical de Carlos Drummond de Andrade e Sergio Ricardo) – Trinca Produções
2000 – Estória de João-Joana – Rádio MEC –
2001 – Quando Menos Se Espera – Niterói Discos –
2008 – Ponto de Partida – Biscoito Fino
2016 – Dançante Nº 1 – Solid Records

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/musical
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.