sábado, 21 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Ary Barroso

Aquarela da Música

Ary Evangelista de Resende Barroso nasceu em Ubá, em Minas Gerais em 07 de Novembro de 1903 e se mostrou talentoso e obstinado desde cedo, de modo que já aos 18 anos, com uma herança de 40 contos de réis, mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer a faculdade de Direito. Entretanto, foi seduzido pela música e pela boemia – o que lhe levou seus 40 contos em dois anos, e quando terminou sua faculdade de direito (9 anos depois), já era um músico respeitado e gravado pelos maiores intérpretes da época.
Como radialista, Ary Barrosos criou o famoso “Hora do Calouro”, onde despontaram alguns dos maiores nomes da MPB, como por exemplo, Dolores Duran. A partir de 1943, manteve durante vários anos este programa na Rádio Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro. Também trabalhou como locutor esportivo (proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time , o Flamengo).
Autor de centenas de composições em estilos variados, como choro, xote, marcha, foxtrote e samba, Ary criou célebres canções, como “Tabuleiro da Baiana”, em 1937 e “Os Quindins de Yayá”, em 1941, “Boneca de Piche”, entre outras, mas foi marcante mesmo com “Aquarela do Brasil”. Ary Barroso foi um porta-bandeira brasileiro no exterior – foi o primeiro compositor brasileiro a ser ouvido e respeitado nos EUA. “Aquarela do Brasil” chegou a ser cotada para hino nacional, pelo imenso sucesso que sempre fez no exterior. Ary Barroso também foi locutor esportivo. Torcedor confesso do Flamengo, torcia descaradamente a favor do rubro-negro nas transmissões que eram feitas pelo rádio. Mas nenhum um lado de seu talento foi tão importante quanto a de compositor.
O grande artista Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro, em 1964, de cirrose hepática decorrente de alcoolismo, e está enterrado no Cemitério de São João Batista, no bairro de Botafogo, na capital carioca.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1938 – Deixa falar – Odeon
1939 – Na baixa do sapateiro/Boneca de pixe – Odeon
1939 – Tu/Maria/No rancho fundo/Faceira/Foi ela/Terra de iaiá – RCA  Victor
1940 – Sem ela/No tabuleiro da baiana/Por causa dessa cabrocha/Novo amor/Quando penso na Bahia – Odeon
1950 – Ai Geni/Na beira do cais – Odeon
1951- Chorando/Sambando na gafieira – Odeon
1952 – O Nosso Amor Morreu/Nada Mais me Consola – Odeon
1954 – Um Nome Para Esta Valsa/Ocultei – Odeon
1955 – Ary Barroso – Vol. 2 – Musidisc
1955 – Encontro com Ary – Um bate papo musical com o maior compositor brasileiro – Copacabana
1958 – Meu Brasil Brasileiro – Odeon

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/musical
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.