sábado, 21 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Adauto Santos

Feliz Berrante do Brasil

O cantor, compositor, violonista e violeiro Adauto Antonio dos Santos nasceu no dia 22 de abril de 1940, na cidade de Bernardino de Campos, interior de São Paulo, mas foi criado em Londrina, no Paraná, onde iniciou sua carreira artística cantando ao lado de sua irmã como a dupla Duo Havaí, que venceu o Festival Roda de Violeiros, em Londrina. Antes de Adauto ser um cantor e compositor reconhecido, batalhou bastante na noite paulistana, mais precisamente no Bar Jogral, por volta de 1962, onde tocava obras de Milton Nascimento, Rolando Boldrin e Mário Lago, sempre fazendo uma mistura interessante da MPB com a música de raiz do povo do interior. Nos anos 60, foi o responsável por levar a viola para os bares paulistas e teve suas primeiras composições gravadas em 1963 pelo grupo Os Amantes do Luar, que interpretou o bolero “Não me esquecerei de Ti” e o rasqueado “Deita em Meus Braços”.
Em 1974, lançou um belo trabalho: o LP “Nau Catarineta”, onde o maior sucesso foi a faixa-título. Quatro anos depois, em 1978, lançou o LP “Triste Berrante”, seu maior sucesso no disco, que foi tema da novela “Pantanal” e que também fez muito sucesso com Pena Branca e Xavantinho. O seu trabalho começou ganhar maior projeção nacional após suas participações no Programa Som Brasil (TV Globo) que, nesta época, tinha a apresentação de Rolando Boldrin. Em 1995, numa releitura de sua carreira, Adauto Santos lançou o CD “Tocador de Vida e Viola”, pela CPC-UMES, disco que foi indicado para o Prêmio Sharp de música regional daquele ano.
Adauto Santos Faleceu aos 58 anos no dia 22 de Fevereiro de 1999, na cidade de São Paulo. No dia anterior à sua morte, ele deixou gravada uma participação na composição “Rosa” (Pixinguinha), que veio a fazer parte do CD “Mulheres em Pixinguinha”, lançado pela do CPC-Umes. Adauto esteva e para sempre estará situado entre as maiores preciosidades de voz e viola do Brasil.

 

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1974 – Nau Catarineta – Discos Marcus Pereira
1978 – Triste Berrante – Arlequim
1980 – Prá Vosmecê – Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia Ltda
1981 – Brasil Viola – Xodó
1981 – Adauto Santos e o Bando de Macambira – Copacabana
1985 – Cantoria – Tocantins
1997 – Tocador de Vida e de Viola – CPC UMES
1997 – Brasil Viola – Brasis
1997 – Varanda Sertaneja – Sonopress/Brasis

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/musical
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.