sábado, 21 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

14 Bis

Uma Eterna Canção

O Grupo 14 Bis foi criado em 1979 em Minas Gerais, formado por Flávio Venturini (teclado, violão e voz), Cláudio Venturini (guitarra), Vermelho (teclados), Sérgio Magrão (baixo) e Hely (bateria). A banda surgiu da da fusão de integrantes das bandas O Terço e Bendegó, mas Flávio Venturini e Vermelho também faziam parte do Clube da Esquina, grupo de músicos mineiros que incluía Milton Nascimento e Beto Guedes, entre outros grandes nomes da música mineira. O grupo fez sucesso desde seu primeiro disco em 1979, mas emplacou grandes sucessos na década de 80, quando lançou “Todo Azul do Mar”, “Canção da América”, “Linda Juventude”, “Uma Velha Canção Rock´n Roll”, “Natural”, entre tantas outras belas canções. O 14 Bis surgiu num momento em que o mercado carecia de bandas com um som jovem, já que no cenário havia apenas A Cor do Som e o grupo Roupa Nova.
As canções melódicas, originais, com vocais apuradíssimos e a interessante mistura de rock progressivo e a música regional repercutiram não só entre o público mas também na crítica, que recebeu favoravelmente o trabalho. Os cinco foram retratados em estilo barroco na capa do primeiro disco pelo pintor Pedro Algaza, que recebeu elogios até de Caetano Veloso.
Em 1980, Vermelho, Magro e Flávio foram morar no mesmo prédio em Jardim Botânico, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, enquanto Hely e Cláudio preferiram fazer ponte aérea Rio-BH, mas transformaram o Hotel Astória em segundo lar. Venderam 70 mil cópias do disco, o que para a época era considerada alta performance no mercado cenográfico. ” Canção da América” e ” Natural”, por exemplo, estouraram nas rádios de todo o país. O grupo vivia nos mais importantes programas de televisão da época, como Globo de Ouro, Chacrinha, Bolinha, Angélica, além de muitas edições do programa dominical Fantástico.
Em 1987, depois de muitos anos de sucesso o vocalista e principal nome da banda, Flávio Venturini, que havia deixado O Terço em 1977 para encarar o projeto 14 Bis, acabou deixando a banda e partiu para a carreira solo em 1987, mas o grupo continuou e continua em atividade com Hely Rodrigues em seu lugar. Sem Flávio, o grupo mineiro continuou a fazer música e gravar discos e fazer shows pelo Brasil. A qualidade musical se manteve e entre 97 e 98, a banda viveu novas esperiências: foram contratados juntamente com o grupo vocal Boca Livre para fazer shows no interior de São Paulo. O encontro foi um êxito junto ao público, um verdadeiro achado. Desde então, os dois grupos separaram parte da agenda para um trabalho em conjunto. Além da experiência musical muito rica e dos muitos pontos em comum, os rapazes se divertiram muito com o encontro, fato que o público adorou, lotando o show por onde ele passou. O encontro acabou gerando um CD, lançado em 2000. Após a experiência com o Boca Livre, o grupo lançou em 2004 o CD Outros Planos, nome sugestivo para uma banda que pretende continuar levando boa música e grandes sonhos por onde passar.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1979 – 14 Bis – EMI
1980 – 14 Bis II – EMI
1981 – Espelhos das Águas – EMI
1982 – Além Paraíso – EMI
1983 – A Idade da Luz – EMI
1985 – A Nave Vai – EMI
1987 – Sete – EMI
1988 – 14 Bis Ao Vivo – EMI
1992 – Quatro por Quatro – EMI
1996 – Siga o Sol – Velas
1999 – Bis (Acústico) – Mercury
2000 – Boca Livre e 14 Bis ao Vivo – Indie Records
2004 – Outros Planos – Indie Records
2007 – 14 Bis Ao Vivo – LCM Records

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/musical
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.