Teca Calazans nasceu em Vitória, Espírito Santo, no dia 20 de outubro de 1940 e foi batizada como Terezinha João Calazans. No entanto, foi criada no Recife, onde aprendeu a tocar violão e interessou-se pela música e pelo folclore pernambucanos. Sua família tinha outros músicos, como o avô que fora maestro. Na década de 60, Teca integrou o grupo Construção, ao lado de Geraldo Azevedo e Naná Vasconcelos. Foi nessa época que pesquisou as danças e folguedos da região. A sua estreia no disco foi, inclusive, com uma seleção de cirandas, em 1967, num 45 rotações. Mais tarde, em 1968, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou inicialmente como atriz
Lançado pela EMI no ano de 1982, este disco apenas intitulado de “Teca Calazans”, mesmo solo, ainda traz a companhia do músico Ricardo Vilas que dividiu com a artista 5 discos lançados até 1981.
Neste Teca Calazans, destaques para “Coco Verde” de Teca e Ricardo Vilas, “Desejo de Mouro” composição de Zé Ramalho e a adaptação para “Nau Catarineta”, cantoria tradicional de Cabedelo, cidade do litoral da Paraíba.
FAIXAS DO DISCO:
LADO A:
1.Coco Verde (Teca Calazans/Ricardo Vilas)
2.Acorda Povo (Teca Calazans/Luiz Carlos Sá)
3.Esses Discos Voadores Me Preocupam Demais (Oliveira de Panelas)
4.Pois É Falou (Leonardo Ribeiro/Gonzaguinha)
5.Memória de Mulher (Leonardo Ribeiro/Ricardo Vilas/Mônica Rabelo)
LADO B:
1.Desejo de Mouro (Zé Ramalho)
2.Pôr do Sol (Helvius Vilela/Teca Calazans)
3.Viver (Ricardo Vilas)
4.Nau Catarineta (Auto Natalino de Cabedelo-PB – Adaptado por Teca Calazans)
5.Princípios Morais (Teca Calazans/Ricardo Vilas)