Detalhes do Estilo

Pop Rock

Política Poeta Dançante

Pop rock é um estilo de rock com uma abordagem mais leve e suave, muitas vezes romântica.
Originário da década de 1950 como uma alternativa ao rock and roll, o pop rock no início foi influenciado pela batida, arranjos e estilo do rock and roll.
Existem diferentes definições do termo, variando de uma forma mais suave do rock para um subgênero da música pop. Pop rock é um gênero de fusão usado para descrever o padrão verso-refrão da música pop que também pode ser categorizado como rock pelo seu uso de guitarras, bateria e ritmos propulsivos.

O gênero se manifestou no mundo no final da década de 1950, como uma alternativa mais comercial ao rock and roll, alavancado por artistas como Roy Orbison e Del Shannon. Durante a década seguinte, pop e rock continuaram a se misturar e criar novos subgêneros, como Vocal surf e Beat music. Na década de 1970, o pop rock tornou-se tanto mais “pesado” (Power pop) quanto mais suave (Soft rock); nas décadas de 1980 e 1990, fundiu-se com rock alternativo para fazer o Jangle pop e o Britpop. Hoje, o pop rock continua a ser um gênero ativo, de grande alcance e que se funde com diversos outros estilos
No Brasil, os representantes nacionais mais relevantes surgiram nos anos 80. Bandas como RPM, LEGIÃO URBANA, CAPITAL INICIAL, TITÃS e várias outras elevaram o pop rock nacional a um patamar popular e de grande sucesso.
Nos nomes solos, artistas como LULU SANTOS, LEO JAIME e LOBÃO, entre outros foram destaques deste estilo musical.

Outros Estilos