sábado, 28 setembro, 2024
Aquela MúsicaDiscosOs Afro-sambas - 1966

Aquele Artista

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Os Afro-sambas – 1966

Gravadora:
Forma

Considerado por muitos críticos como um divisor de águas na MPB por fundir vários elementos da sonoridade africana ao samba, “Os Afro-sambas” é o segundo LP lançado pela parceria Baden Powell e Vínicius de Moraes. Segundo relata Vinicius, numa crônica escrita em 1965 e disponível no livro ” Samba Falado” (Editora Beco do Azougue), o poeta recebera de Carlos Coqueijo um disco com sambas-de-roda da Bahia, pontos de candomblé e toques de berimbau que encantaram Vinicius de Moraes. Baden Powell também fora à Bahia e conferira pessoalmente os cantos do candomblé baiano. Desse mútuo encantamento pelo samba e religiosidade encontrada na Bahia, surgiu o projeto dos Afro-sambas, que se tornou um álbum gravado em 1966.
Com produção de Roberto Quartin e Wadi Gebara, as oito faixas do LP, apresentam uma rica e singular musicalidade, que traz uma mistura de instrumentos do candomblé e da umbanda (como atabaques e afoxés) com timbres mais comuns à música brasileira (agogôs, saxofones e pandeiros).
O grande destaque do álbum é a faixa de abertura “Canto de Ossanha”, futuro clássico da MPB, que conta com a participação nos vocais da atriz Betty Faria e de Copinha na flauta que foi classificado em 9º lugar na lista das 100 melhores canções brasileiras da revista Rolling Stone.
Em meados da década de 1960, Vinícius ficou fascinado por um LP de samba de roda com influências do candomblé baiano. Baden Powell também foi à Bahia e ouviu as canções do candomblé baiano. Desse encantamento mútuo pelo samba e pela religiosidade encontrado na Bahia, surgiu o projeto Afro-sambas. As oito músicas (11 no show ao vivo) têm uma musicalidade rica e única: uma mistura de instrumentos de candomblé e umbanda (como atabaques e afoxés) com timbres comuns à música brasileira (agogôs, flauta e pandeiros).
Baden Powell regravou este álbum em 1990 (e muitas outras vezes em 1966 e logo após) novamente acompanhado pelo Quarteto em Cy, mas desta vez cantando ele mesmo o vocal principal, já que Vinicius, na época, era falecido.

FAIXAS DO DISCO:

LADO 1:

1.Canto De Ossanha (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
2.Canto De Xangô (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
3.Bocoché (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
4.Canto De Iemanjá (Baden Powell/Vinicius de Moraes)

LADO 2:

1.Tempo De Amor (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
2.Canto Do Caboclo Pedra Preta (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
3.Tristeza E Solidão (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
4.Lamento De Exu (Baden Powell/Vinicius de Moraes)

COMENTÁRIOS

Músicas do Disco

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.