Artista/Banda:
23Maria Fumaça” é o álbum de estreia da Banda Black Rio, lançado em 1977 pela gravadora WEA (Atlantic Records), com gravações realizadas no mesmo ano nos estúdios Level e Haway. O álbum é considerado um dos grandes clássicos da música brasileira, tendo sido indicado como um dos 100 maiores discos da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, ficando na 38ª colocação numa lista de 100.
Na época, a banda tinha a formação com Oberdan Magalhães no sax, Lucio J. da Silva no trombone, José Carlos Barroso no trumpete, Jamil Joanes no baixo, Claudio Stevenson na guitarra, Cristóvão Bastos no teclado e Luiz Carlos Santos na bateria e percussão.
O LP traz 10 faixas, sendo seis das composições assinadas por diferentes membros da banda, numa sonoridade entre samba brasileiro e funk norte-americano, o que resultou em samba-funk, com arranjos de metal, chamado arranjos quentes que influenciou artistas da soul music brasileira nos anos seguintes, inclusive grandes nomes dos arranjos como Robson Jorge e Lincoln Olivetti.
A capa do álbum traz duas imagens sobrepostas dos sete integrantes em círculo. A intenção do fotógrafo Sebastião Barbosa era criar uma imagem estilo caleidoscópio, mas apenas duas fotos foram feitas, pois ao registrarem a segunda, a câmera caiu e acertou o rosto de Barrosinho, provocando-lhe um grande galo na testa, que ficou registrado na capa. Na contracapa, há uma foto dos integrantes tirada com uma lente “olho de peixe”.
FAIXAS DO DISCO:
LADO A:
1.Maria Fumaça (Oberdan Magalhães/Luiz Carlos Batera)
2.Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso)
3.Mr. Funky Samba (Jamil Joanes)
4.Caminho da Roça (Oberdan Magalhães/Barrosinho)
5.Metalúrgica (Cláudio Stevenson/Cristovão Bastos)
LADO B:
1.Baião (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
2.Casa Forte (Edu Lobo)
3.Leblon Via Vaz Lôbo (Oberdan Magalhães)
4.Urubu Malandro (Louro/João de Barro)
5.Junia (Jamil Joanes)

