Artista/Banda:
22“Estudando o Samba” foi lançado em 1976 e, originalmente, se chamaria “Entortando o Samba”, mas Zé achou que seria um título “pretensioso” e decidiu trocá-lo.
O LP trazia a mesma inventividade apresentada em “Todos os Olhos”, seu álbum anterior, mas procurava rever um dos grandes gêneros musicais brasileiro: o samba e, para tanto, teve um convidado ilustre: o compositor carioca Elton Medeiros que fez duas parcerias com Tom nesta (também) obra experimental do músico baiano.
Com produção de Heraldo do Monte e arranjos de José Briamonte, teve sua gravação nos estúdios Sonima e Vice Versa e a distribuição a cargo da gravadora Continental. Mais tarde, este disco foi redistribuído por David Byrne no final da década de 80, numa compilação que também incluía “Todos os Olhos”. O músico e produtor sueco descobriu o álbum na compra de vários LP’s numa loja de discos no Rio de Janeiro em 1986.
Icônico, este disco foi eleito em uma lista de 100 melhores discos da versão brasileira da revista Rolling Stone como o 35º melhor disco brasileiro de todos os tempos.
FAIXAS DO DISCO:
LADO A:
1.Mã (Tom Zé)
2.A Felicidade (Antonio Carlos Jobim/Vinicius de Moraes)
3.Toc (Tom Zé)
4.Tô (Elton Medeiros/Tom Zé)
5.Vai (Menina Amanhã De Manhã) (Tom Zé/Perna)
6.Ui! (Você Inventa) (Tom Zé/Odair Cabeça De Poeta)
LADO B:
1.Doi (Tom Zé)
2.Mãe (Mãe Solteira) (Tom Zé/Elton Medeiros)
3.Hein? (Tom Zé/Vicente Barreto)
4.Só (Solidão) (Tom Zé)
5.Se (Tom Zé)
6.Índice (Tom Zé/José Briamonte/Heraldo do Monte)

