sábado, 21 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Zeca Baleiro

Música à Flor da Pele

José Ribamar Coelho Santos ou Zeca Baleiro, nasceu em Arari, Maranhão, aos 11 de abril de 1966. Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César. Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco (em 1997), seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção “Flor da Pele”, música que o projetou nacionalmente. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho.
Zeca Baleiro foi bastante premiado, chegando a ganhar cinco discos de ouro e outros prêmios, como o Sharp de 1998, em três categorias: melhor música, melhor disco e revelação. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão. Com apresentações anuais na Europa, Zeca já mostrou seu trabalho em Cannes (MIDEM-99), no Festival de Montreux (99), Cartagena (Espanha), Tübingen (Alemanha), Bélgica, Cabo Verde, além de temporadas anuais em Portugal.
O primeiro disco veio em 1997, o CD “Por Onde Andará Stephen Fry?”, trabalho que ganhou destaque, inicialmente com a faixa “À Flor da Pele”, que virou tema de novela e foi também gravada no DVD Acústico MTV da cantora Gal Costa, com a participação de Zeca, claro. “Vô Imbolá”, de 1999, foi o segundo CD e veio consolidar o nome de Baleiro. Neste disco, os grandes destaques foram a balada “Lenha”, bastante executada nas rádios, “Não Tenho Tempo”, “Samba do Aproach”, faixa com participação de Zeca Pagodinho e que virou outro tema de novela.
Os anos 2000 entrou com “Líricas”, terceiro CD. Lançado em 2000, Zeca Baleiro radicalizou na mudança de sonoridade em favor da reflexão e da poesia. Com figurino mais sóbrio e cenário sofisticado inspirado numa sala de visitas, a temporada de “Líricas” trouxe ainda como novidade o lançamento no cinema, antes das sessões, do videoclipe de “Proibida Pra Mim” (canção da banda Charlie Brown Jr.). Assim, Baleiro foi gravando mais discos, fazendo história e enriquecendo a música popular brasileira com sua música digna dos mais entusiasmados aplausos.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1997 – Por Onde Andará Stephen Fry – MZA/Universal
1999 – Vô Imbolá – MZA/Universal
2000 – Líricas – MZA Music
2002 – PetShopMundoCão – MZA/Abril Music
2003 – Raimundo Fagner & Zeca Baleiro – Indie Records
2004 – Lado Z – MZA Music
2005 – Baladas do Asfalto & Outros Blues – MZA/Universal
2006 – Baladas do asfalto & outros blues (Ao Vivo) – MZA/Universal
2008 – O Coração do Homem-Bomba (Vol.1) – MZA/Universal
2008 – O Coração do Homem-Bomba (Vol.2) – MZA/Universal
2009 – O Coração do Homem-Bomba (Ao Vivo) – MZA/Universal
2012 – O Disco do Ano – Som Livre
2013 – Lado Z (Vol.2) – MZA Music
2014 – Calma Aí, Coração (Ao Vivo) – Som Livre
2015 – Chão de Giz (Zeca Baleiro Canta Zé Ramalho) – Som Livre
2016 – Era Domingo – Som Livre

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.