domingo, 10 novembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Selma Reis

Todo Sentimento da Música

Selma Reis nasceu em São Gonçalo, cidade da Grande Rio de Janeiro, em 1960. De família que frequentava rodas de serestas, cedo a artista despertou seu interesse pela música. e, após cursar alguns períodos na faculdade de comunicação, foi para a França, onde viveu por três anos, estudando Letras e Música, especialmente técnica vocal. De volta ao Brasil, gravou o primeiro disco, “Selma Reis”, em 1987, pela LSCOMM. Mais tarde , nos anos de 1990 (“Selma Reis”) e 1991 (“Só Rio Quando Dói”), gravou outros discos. Dois anos depois (1993), lançou o CD “Selma Reis”, gravado em Londres. Depois de uma carreira de discos independentes e alguns lançamentos pela Polygram, em 1995, Selma privilegiou a liberdade em escolher seu próprio repertório e optou pelo pequeno selo MZA, do produtor Mazzola, por onde lançou “Todo Sentimento”, trabalho que trazia “Beco do Mota” (Milton Nascimento/ Fernando Brant), “Como Nossos Pais” (Belchior), “Ne Me Quite Pas” (Jacques Brel) e “Por Toda a Minha Vida” (Tom Jobim/ Vinicius), além, claro, da faixa-título (de Chico Buarque e Cristovam Bastos).
Em 1996, lançou “Achados e Perdidos”, disco dedicado à obra do inesquecível cantor e compositor Gonzaguinha. Em 1999, veio o surpreendente “Ares de Havana”, com músicas cubanas, onde explora seu timbre de meio-soprano com tendências para o grave. Em 2001, “Todo Sentimento” saiu em CD. Em 2003, lançou o album “Vozes”, disco que foi resultado de um (ótimo) show gravado ao vivo no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, aonde a cantora dividiu o palco com o cantor Cauby Peixoto. Em 2007, a cantora ousou com o projeto “Sagrado”, onde apresenta um repertório de canções sacras num disco que foi originalmente gravado dentro da nave central de uma igreja. Neste mesmo ano, saiu o CD “Maria Mãe de Jesus”. Em 2009, pela , Selma lançou o CD “Poeta da Voz”, um disco em homenagem a Paulo César Pinheiro. Selma Reis também é uma grande atriz e participou do musical “Abre Alas”, de Rosamaria Murtinho, sobre a vida da compositora Chiquinha Gonzaga, além de atuar em novelas e séries da Rede Globo de Televisão.
Selma Reis faleceu em 19 de dezembro de 2015 em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, mas deixou seu legado de qualidade e bom gosto para a música popular brasileira.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1986 – Selma Reis – Selo independente
1990 – Selma Reis – Philips
1991 – Só Dói Quando Eu Rio – Philips
1993 – Selma Reis – Philips
1995 – Todo Sentimento – MZA
1996 – Achados e Perdidos (Selma Reis Cnata Gonzaga Jr.) – Velas
1999 – Ares de Havana – Velas
2000 – The Air Of Havana – Velas (EUA)
2003 – Vozes (Com Cauby Peixoto) – Albatroz
2004 – Todo Sentimento – Albatroz
2007 – Sagrado – DeckDisc
2008 – Maria Mãe de Jesus – LScomm (CD Duplo)
2009 – A Minha Homenagem Ao Poeta da Voz – Independente

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.