Capa ArtistasOs Paralamas do Sucesso

Os Paralamas do Sucesso

Cinema Sonoro
Por Aquela Música

Os Paralamas do Sucesso“, popularmente conhecida por Paralamas, é uma banda de rock brasileira formada em 1982 no município fluminense de Seropédica. Inicialmente, a banda misturava rock e reggae e posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos.
Em 1977, Herbert Vianna se mudou de Brasília para o Rio de Janeiro para fazer o Ensino Médio em um colégio militar e reencontrou Bi Ribeiro, amigo de infância da capital brasileira que estava no terceiro ano na mesma instituição. Os dois compartilhavam do gosto pelo rock e começaram a ensaiar juntos de forma amadora, uma vez que Herbert tocava guitarra e Bi tocava baixo. Depois, convidaram para se juntar a eles o baterista Vital Dias, amigo do baixista.
No ano de 1979, os três amigos deixaram de se ver por conta do vestibular e só voltaram a se reencontrar em 1981, ano em voltaram a ensaiar juntos em um sítio em Mendes, interior fluminense, e na casa da avó de Bi, em Copacabana, quando também passaram a compor canções de cunho humorísticas, como “Vovó Ondina é Gente Fina”, “Mandingas de Amor”, “Reis do 49” e “Pinguins? Já Não os Vejo Pois Não Está na Estação”. Além disso, os amigos trouxeram Ronel e Naldo como vocalistas da banda, que foi batizada originalmente como “As Cadeirinhas da Vovó”.
Em 1982, os amigos decidiram se tornar uma banda profissional e passar a compor a sério, porém Ronel e Naldo não visavam seguir a carreira artística e decidiram não participarem do projeto. Hebert, que até então tocava apenas guitarra, se tornou também vocalista da nova banda, batizada como “Os Paralamas do Sucesso”, e deste momento em diante começaram a realizar shows oficialmente, trazendo um repertório que mesclava músicas próprias e covers de outros artistas. Apesar dos Paralamas serem considerados parte da turma do “rock de Brasília”, como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial, além do fato de Herbert e Bi Ribeiro terem vindo da capital brasileira, o Paralamas foi formado no Rio de Janeiro.
Ainda em 1982, Vital faltou a uma apresentação na Universidade Rural do Rio e foi substituído por João Barone, que assumiu de vez o lugar na banda pela inviabilidade de continuar na carreira artística do baterista original. Neste ano a banda enviou a demo da canção “Vital e sua Moto” para a Fluminense FM, se tornando uma das mais tocadas na rádio no verão de 1983. Em janeiro de 83, a banda abriu shows de Lulu Santos no Circo Voador, fato que chamou atenção da gravadora EMI-Odeon, o que resultou na assinatura de um contrato, cujo primeiro trabalho foi o álbum “Cinema Mudo”, LP que trazia as canções humoradas escritas antes de se profissionalizarem, o que a banda até foi contra, a gravadora exigiu assim para garantir um lançamento sério futuro. O disco fez sucesso com a faixa “Vital E Sua Moto”, de Herbert Viana.
Na sequência de “Cinema Mudo”, vieram grandes discos como “O Passo do Lui” (1984) e “Selvagem?”, lançamento de 1986, considerado o 39º melhor disco brasileiro da história numa lista dos 100 melhores organizado pela revista Rolling Stone Brasil no ano de 2007.
Ainda nos anos 80, a banda lançou discos importantes como “D” (que trouxe o imenso sucesso “Alagados”), “Bora Bora” (1988) e “Big Bang” (1989), todos eles pela EMI.
Os integrantes atuais são: Herbert Vianna (vocal, guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) e a banda continua ativa em apresentações ao vivo em shows ou programas televisivos.

1983 – Cinema Mudo – EMI-Odeon
1984 – O Passo Do Lui – EMI-Odeon
1986 – Selvagem? – EMI
1987 – D (Ao Vivo) – EMI
1988 – Bora-Bora – EMI
1989 – Big Bang – EMI
1991 – Os Grãos – EMI
1991 – Paralamas (Em Espanhol) – EMI
1994 – Severino – EMI
1994 – Dos Margaritas (Em Espanhol) – EMI
1995 – Vamo Batê Lata (Ao Vivo) – EMI
1996 – 9 Luas – EMI
1996 – 9 Lunas (Em Espanhol) – EMI
1998 – Hey Na Na – EMI
1999 – Acústico MTV – EMI/MTV Music Television
2000 – Sempre Livre Mix (Com Titãs Ao Vivo) – Independente
2002 – Longo Caminho – EMI
2004 – Uns Dias (Ao Vivo) – EMI/Capitol Records
2005 – Hoje – EMI
2006 – Hoje (Ao Vivo) – EMI
2007 – Rock In Rio – Os Paralamas Do Sucesso 1985 (Ao Vivo) – EMI/Som Livre/MZA Music/Globo Marcas
2008 – Brasil Afora – EMI
2008 – Juntos e Ao Vivo (Com Titãs) – Planmusic/EMI
2009 – Juntos (Com Legião Urbana) – EMI/Globo Marcas
2011 – Brasil Afora Multishow (Ao Vivo) – EMI
2014 – Multishow Ao Vivo – Os Paralamas Do Sucesso 30 Anos – EMI
2017 – Sinais Do Sim – Universal Music
2022 – RoncaRonca Apresenta Os Paralamas Do Sucesso Ao Vivo – Ronca Ronca

Discos de Os Paralamas do Sucesso Neste Portal:
Músicas de Os Paralamas do Sucesso Neste Portal:
A Playlist de Os Paralamas do Sucesso Neste Portal:
0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Você também pode gostar destes

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Não guardamos nenhum dado seu quando eventualmente os pedimos. ACEITO Ler Mais...

Política de Privacidade

Bloqueador de anúncios detectado!

Por favor, nos apoie desativando a extensão AdBlocker do seu navegador para o nosso site.