sexta-feira, 20 setembro, 2024

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Moacir Santos

As Coisas da Música

Nascido em 1926 no estado de Pernambuco, provavelmente no município de Flores, Moacir Santos foi um compositor, multi-instrumentista e educador musical, amplamente reconhecido por suas contribuições à música brasileira. Santos iniciou sua trajetória musical ainda jovem, aprendendo diversos instrumentos e estudando teoria musical. Ele ganhou destaque no cenário musical brasileiro durante as décadas de 1960 e 1970, principalmente por sua abordagem inovadora ao misturar a música tradicional brasileira com elementos de jazz, música clássica e outros gêneros.
Iniciou sua carreira no sertão pernambucano como integrante de bandas. Na década de 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro, e nessa cidade, foi contratado pela Rádio Nacional. Também morou em São Paulo durante dois anos, onde regeu a orquestra da TV Record. Em meados dos anos 60, mudou-se para Los Angeles pois fora convidado para a estreia mundial do filme “Amor no Pacífico”, do qual havia sido compositor. Assim, acabou estabelecendo moradia fixa na região de Pasadena, na Califórnia, onde viveu compondo trilhas para o cinema e ministrando aulas de música.
Moacir Santos era conhecido por seu profundo conhecimento dos ritmos e melodias brasileiras, que muitas vezes fundia com harmonias e arranjos complexos. Seu trabalho foi altamente influente, inspirando gerações de músicos no Brasil e no mundo. Uma de suas contribuições mais significativas foi o álbum “Coisas” – 1965 (LP), um trabalho inovador que mostrou seu estilo composicional único. Este disco consta como o 23º melhor disco brasileiro na lista dos 100 maiores discos da música brasileira elaborado pela revista ROLLING STONE BRASIL no anos de 2007.
Além da produção musical, Santos também foi um respeitado educador musical. Ocupou cargos de ensino em diversas instituições no Brasil e nos Estados Unidos, onde compartilhou com os alunos seu conhecimento e paixão pela música.
Moacir Santos faleceu em 2006, em Pasadena – EUA (LP), onde escolheu viver desde 1967, mas seu legado continua a ser celebrado por músicos e amantes da música em todo o mundo. Suas composições e arranjos inovadores continuam influentes, moldando o cenário da música brasileira e inspirando artistas de todos os gêneros.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1965 – Coisas – Forma
1972 – The Maestro – Blue Note (EUA)
1974 – Saudade – Blue Note (EUA)
1975 – Carnival of the Spirits – Blue Note (EUA)
1979 – Opus 3 Nº 1 – Discovery (EUA)
2001 – Ouro Negro – Universal
2005 – Choros & Alegria – Adventure Music (EUA)

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.