Letra:
158Marisa de Azevedo Monte nasceu no Rio de Janeiro, dia primeiro de julho de 1967. Cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical brasileira é conhecida por sua entrega vocal e canções de MPB influenciadas pela música pop, além de vida pública bastante reservada. Ela alcançou a fama em 1989, com seu álbum ao vivo e de estreia “MM”, que vendeu um milhão de cópias impulsionado pelo single “Bem Que Se Quis”.
Seus dois disco seguintes, os primeiros em estúdio, “Mais” (1991) e “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão” (1994), consolidaram sua carreira e acabou por serem certificados com multi-platina, pela Pro-Música Brasil (PMB). Tais projetos geraram singles de sucesso, como “Beija Eu”, “Ainda Lembro”, “Segue o Seco” e “Dança da Solidão”.
Seu terceiro álbum de estúdio, “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” (2000), tornou-se o maior sucesso comercial de sua carreira solo. O projeto que, liderou as paradas do Brasil, vendeu mais de um milhão de exemplares e foi certificado como diamante pela PMB. O principal foco de promoção do projeto, “Amor I Love You”, tornou-se a música solo de maior popularidade da artista e uma das mais populares daquele ano no Brasil.
Depois de ganhar o seu primeiro Grammy Latino — vencido na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, Monte seguiu no topo das paradas com seu disco seguinte, lançado em colaboração com os músicos Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown: “Tribalistas” (2002) que vendeu mais de 3 milhões de unidades e recebeu certificações em várias partes do mundo, incluindo a de diamante pela PMB. Deste trabalho foram retirados dois singles de grande popularidade: “Já Sei Namorar” obteve êxito internacional, enquanto “Velha Infância” foi a música mais tocada nas rádios do Brasil em 2003.
Em 2006, artista lançou simultaneamente dois trabalhos de estúdio — “Infinito Particular” e “Universo ao Meu Redor”, este último sendo o seu primeiro projeto totalmente direcionado ao samba. Ambos foram certificados como duas vezes platina pela PMB, com o primeiro alcançando o topo das paradas brasileiras e sendo considerado, pelo periódico estadunidense The New York Times, o segundo melhor disco do ano. Seu registro seguinte, “O Que Você Quer Saber de Verdade” (2012), também foi bem recebido pela crítica e alcançou o segundo lugar em vendas.
Através desses trabalhos, ela acumulou várias canções de grande popularidade, como “Vilarejo”, “Ainda Bem” e “Depois”. Em paralelo ao seu próprio trabalho, Marisa Monte focou seus dons musicais na produção musical de álbuns de outros artistas, como Brown e a Velha Guarda da Portela, e fundou seu próprio selo discografico chamado Phonomotor Records, responsável pelos direitos autorais de todo o seu fonograma.
Marisa Monte é uma das artistas musicais brasileiras que mais venderam de todos os tempos, com uma comercialização estimada em mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Ela ganhou inúmeros prêmios e reconhecimentos, incluindo cinco Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música.
A revista Rolling Stone Brasil se referiu a ela como a maior cantora brasileira de todos os tempos e a posicionou em décimo primeiro lugar entre as 100 maiores vozes da música brasileira. Em 2007, esta mesma reviata, colocou um disco seu entre os 100 maiores discos da música brasileira, indicando o disco “MM” (1988-1989) na 62ª melhor posição da lista.
Em outubro de 2021, Marisa Monte foi agraciada na 44.ª edição do Prêmio Tenco, pelo conjunto de sua obra como cantora e compositora, tornando-se a primeira artista feminina brasileira a receber tal honraria.
PRINCIPAIS DISCOS DA CARREIRA:
1989 – MM – EMI
1991 – Mais – EMI
1994 – Verde Anil Amarelo Cor De Rosa E Carvão – EMI
1996 – Barulhinho Bom (Uma Viagem Musical) – EMI
2000 – Memórias, Crônicas E Declarações De Amor – EMI/Phonomotor Records
2006 – Universo Ao Meu Redor – EMI/Phonomotor Records
2002 – Tribalistas (Com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown) – Phonomotor Records/EMI
2006 – Infinito Particular – EMI/Phonomotor Records
2006 – Infinito Ao Meu Redor – EMI/Phonomotor Records
2011 – O Que Você Quer Saber De Verdade – EMI/Phonomotor Records
2014 – Verdade, Uma Ilusão (Tour 2012/2013) – EMI/Phonomotor Records
2016 – Coleção – EMI/Phonomotor Records
2017 – Tribalistas (Com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown) – Phonomotor Records/Universal Music
2019 – Tribalistas Ao Vivo (Com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown) – Phonomotor Records
2020 – Cinephonia – Phonomotor Records
2020 – Hotel Tapes (Ao Vivo) – Sony Music
2020 – Memórias (Ao Vivo) – Sony Music
2021 – Portas – Phonomotor Records/Sony Music
2023 – Portas Ao Vivo – Phonomotor Records

