sábado, 21 setembro, 2024
Aquela MúsicaArtistasLuiz Carlos Paraná

Aquele Disco

Aquela Música

Aquela História

Aquela Memória

Aquela Rádio

Aquela Década

Aquele Clipe

Luiz Carlos Paraná

Jogral de Música Brasileira

Luiz Carlos Paraná, compositor e cantor, nasceu em Ribeirão Claro, estado do Paraná, no dia 15 de março de 1932. Lavrador até os 19 anos e depois comerciário, aprendeu sozinho a tocar violão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou em pensão em que o cantor e compositor João Gilberto era seu companheiro de quarto. Durante a década de 1950 tocava de mesa em mesa nas boates cariocas, recolhendo a féria. Partiu para São Paulo e, com a ajuda de amigos, abriu a famosa boate Jogral, a princípio apenas um barzinho de encontro de amigos, onde ele mesmo cantava modas-de-viola e desafios com Paulo Vanzolini. Como compositor, tornou-se mais conhecido ao participar do II FMPB da TV Record, de São Paulo, em 1966, com a música “De amor e Paz” (parceria com Adauto Santos), que, interpretada por Elza Soares, obteve o segundo lugar.
No ano seguinte, como cantor, gravou um compacto simples na Fermata, com duas músicas de Paulo Vanzolini, “Capoeira do Arnaldo” e “Napoleão”. No mesmo ano, inscreveu “Maria, Carnaval e Cinzas” no III FMPB, canção que foi defendida por Roberto Carlos e gravada pelo cantor na CBS e por ele próprio na Philips, no LP III Festival de MPB. Na Continental, gravou o “Samba do Suicídio”, de Paulo Vanzolini, incluído no LP I Bienal do Samba. Em 1968 a boate Jogral, até então na Galeria Metrópole, foi transferida para a Rua Avanhandava, onde continuou fazendo carreira na noite, iniciando em São Paulo a moda das casas de samba. Entre outras gravações suas estão, “Na Mocambo”, “Canoa Vazia” e “Se for pra Medir Saudade”. Realizou ainda a montagem do show musical Jogral 69 ou Os Homens Verdes da Noite, na sala de arte do T.B.C., de São Paulo. Grande compositor, Luiz Carlos Paraná compôs grandes sucessos do cancioneiro nacional, como “Flor do Cafezal”, por exemplo. Sua última atividade artística de destaque foi a produção do LP Jogral 70, da RGE. Luiz Carlos Paraná faleceu em São Paulo, no dia 3 de dezembro de 1970, sem ver o lançamento do disco “A Música de Carlos Paraná“, um grande disco, lançado pela Som Livre.

COMENTÁRIOS

Discografia do Artista

1967 – 3º Festival de música popular Brasileira – Philips
1967 – 1ª Bienal do samba – Continental
1970 – Jogral 70 – RGE
1973 – A Música de Carlos Paraná – Discos Marcus Pereira

Grandes Discos do Artista

Grandes Músicas do Artista

Ouça a Playlist do Artista

0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Mais Desta Categoria

Navegue No Portal

Artigo anterior
Próximo artigo
Aquela Música
Aquela Músicahttps://aquelamusica.com/
Somos um site orgânico voltado para a música. Destacamos artistas, discos e músicas do Brasil e do exterior. Também contamos a história da música e sua memória afetiva.