Capa ArtistasLos Hermanos

Los Hermanos

Bloco do Eu Musical
Por Aquela Música

Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo, formada no Rio de Janeiro no ano de 1997. O som do grupo foi fortemente influenciado por bandas do underground carioca dos anos 1990, tais como Acabou La Tequila, Carne de Segunda e Mulheres Q Dizem Sim, entre outras, e pelo som de bandas estrangeiras como Weezer e Squirrel Nut Zippers.

A história da banda carioca se inicia nos arredores da PUC, no Rio de Janeiro. Estudantes da Pontifícia Universidade Católica, Marcelo Camelo cursava Jornalismo e Rodrigo Barba estava no curso de Psicologia. Os dois formaram uma banda que contrapunha o peso do hardcore com a leveza de letras sobre o amor. Além deles, a banda contava com um saxofonista e, posteriormente, o tecladista Bruno Medina, que era estudante de publicidade na mesma faculdade. Depois vieram os músicos Rodrigo Amarante (vocais, guitarra e percussão) e Patrick Laplan (baixo).

A banda gravou, ainda em 1997, seus primeiros duas demos, as músicas “Chora” e “Amor e Folia”. As demos repercutiram na cena underground do Rio de Janeiro e, posteriormente, os Los Hermanos foram chamados para tocar no “Superdemos”, grande festival de música independente carioca e no festival Abril Pro Rock do Recife, considerado um dos festivais que mais revelam artistas nacionais.

Dois anos depois (1999), o grupo assinou com a gravadora Abril Music e lançou seu primeiro álbum, o homônimo “Los Hermanos”, que repercutiu entre o público jovem, identificados com as letras estilo Jovem Guarda, misturadas a um conjunto musical influenciado pelo rock, ska e samba. O sucesso do álbum foi puxado pela música “Anna Júlia”, escolhida pela gravadora como primeiro single do trabalho. O disco foi produzido pelo famoso produtor Rick Bonadio e, segundo ele, teria sido o próprio o responsável por convencer os integrantes da banda a inserir a canção na seleção do repertório final do álbum. O single é inspirado numa paixão do produtor da banda e levou a banda não só às rádios de todo o país, mas a eventos diversos, chegando a tocar para mais de 80 mil pessoas em alguns festivais do país, mesmo com um único disco lançado.

Los Hermanos era presença constante em programas populares de auditório em canais abertos. Em apenas um semestre, “Anna Julia” já figurava nas primeiras posições das principais rádios do país e seu videoclipe, que contava com a atriz Mariana Ximenes, era constantemente exibido em programas dedicados ao gênero tanto nos canais abertos, como nos fechados a exemplo da MTV. Somente naquele ano, Los Hermanos já havia vendido 300 mil cópias e emplacado dois singles na parada de sucesso, como a já citada “Anna Julia” e o segundo single, “Primavera”. O álbum emplacou também uma indicação ao Grammy de 2000.

Na entrega do Prêmio Multishow de Música Brasileira 2000, Marcelo Camelo demonstrou estar embaraçado ao ganhar de Chico Buarque na categoria de melhor música, com “Anna Julia”. Envergonhado, disse: “Cara, eu não sei nem o que falar. Eu me sinto envergonhado de ganhar um prêmio em uma categoria em que o Chico Buarque esteja competindo”.
Em 2001, a música “Anna Júlia” foi gravada pelo ex-beatle George Harrison. Antes de seu falecimento, Harrison se juntou ao vocalista Jim Capaldi, do Traffic, para gravar uma versão em inglês para o sucesso.

Depois dos grandes sucessos, a banda continuou ativa, lançando outros discos, além de gravar um DVD (“Los Hermanos no Cine Íris”, gravado em 28 de junho de 2004, no Rio de Janeio). Mudou a composição do grupo, mas as apresentações continuaram até um hiato entre os anos de 2005 e 2007, só voltando em 2008 com a gravação de mais um CD/DVD na casa de shows Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Deste momento em diante, a banda seguiu com encontros para apresentações eventuais até iniciar em 2012 uma turnê de comemoração do 15º aniversário da banda. A turnê aconteceu em 12 cidades do Brasil.

No fim de dezembro de 2018, os quatro integrantes anunciaram uma nova turnê da banda já que, no ano seguinte, o disco de estreia completava 20 anos. A estreia da turnê aconteceu no dia 30 de março de 2019 no Lollapalooza Argentina, onde Los Hermanos tocou músicas de seus quatro discos. Depois disso, entre 5 de abril e 18 de maio, a banda se apresentou em 11 cidades brasileiras, para um público total de 250 mil espectadores. Esta turnê contou com um setlist padronizado, onde alguns shows foram abertos com “A Flor” e terminaram com um encore de “Deixa o Verão”, “Azedume” e “Pierrot.”. No dia 2 de abril de 2019, após 14 anos, a banda lança uma nova música, o single “Corre, Corre”, música que foi gravada em três dias, em 24, 25 e 26 de março, no estúdio Cia. dos Técnicos, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Atualmente, a banda continua em ativida com a formação que tem Rodrigo Amarante (vocais, guitarra, percussão e baixo), Rodrigo Barba (bateria e percussão), Bruno Medina (teclado e vocal de apoio) e Marcelo Camelo nos vocais, guitarra e baixo.

PRINCIPAIS DISCOS DA CARREIRA:

1999 – Los Hermanos – Abril Music
2001 – Bloco do Eu Sozinho – Abril Music
2003 – Ventura – BMG
2005 – 4 – Sony BMG

Discos de Los Hermanos Neste Portal:
Músicas de Los Hermanos Neste Portal:
A Playlist de Los Hermanos Neste Portal:
0:00
0:00
A publicidade terminará em 
skip_previous
play_arrow
pause
skip_next
volume_up
volume_down
volume_off
ondemand_video
description
view_headline
Nada encontrado!
close
close

Você também pode gostar destes

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Não guardamos nenhum dado seu quando eventualmente os pedimos. ACEITO Ler Mais...

Política de Privacidade

Bloqueador de anúncios detectado!

Por favor, nos apoie desativando a extensão AdBlocker do seu navegador para o nosso site.