Detalhes do Artista/Banda

Renato Teixeira

Romaria Musical

Renato Teixeira de Oliveira nasceu em Santos, litoral de São Paulo, no dia 20 de maio de 1945. Começou a compor na adolescência, quando morava no interior de São Paulo. Na década de 60 mudou-se para a capital do estado e classificou a música “Dadá Maria”, interpretada por Gal Costa (na época ainda Maria da Graça) no festival da TV Record de 1967. No mesmo festival, no ano seguinte, Roberto Carlos foi o intérprete de “Madrasta” de sua autoria. Renato é autor de conhecidas canções, como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina), “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), “Dadá Maria” (em dueto com Gal Costa) e “Frete” (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de “Amanheceu, Peguei a Viola”, entre outros.
Atuando como modernizador da música regional e caipira, sem descaracterizá-las, participou de coletâneas e gravou o CD “Renato Teixeira e Pena Branca & Xavantinho”, em 1992. Participou também, ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Geraldo Azevedo, Sivuca e outros, do disco “Cantorias e Cantadores”, lançado em 1997.
Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, onde além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.
Recentemente, Renato Teixeira compôs a música “Rapaz Caipira”, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja.

Outros Grandes Artistas

Nada Encontrado