Enter the content which will be displayed in sticky bar

Ary Barroso

- Aquarela do Mundo
Ary Barroso
Aquarela do Mundo

Ary Barroso  - A Trajetória

Ary de Resende Barroso nasceu em Ubá, em Minas Gerais em 07 de Novembro de 1903 e se mostrou talentoso e obstinado desde cedo, de modo que já aos 18 anos, com uma herança de 40 contos de réis, mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer a faculdade de Direito. Entretanto, foi seduzido pela música e pela boemia – o que lhe levou seus 40 contos em dois anos, e quando terminou sua faculdade de direito (9 anos depois), já era um músico respeitado e gravado pelos maiores intérpretes da época.
Como radialista, Ary Barrosos criou o famoso “Hora do Calouro”, onde despontaram alguns dos maiores nomes da MPB, como por exemplo, Dolores Duran. A partir de 1943, manteve durante vários anos este programa na Rádio Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro. Também trabalhou como locutor esportivo (proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time , o Flamengo). Autor de centenas de composições em estilos variados, como choro, xote, marcha, foxtrote e samba, Ary criou célebres canções, como “Tabuleiro da Baiana”, em 1937 e “Os Quindins de Yayá”, em 1941, “Boneca de Piche”, entre outras, mas foi marcante mesmo com “Aquarela do Brasil”. Ary Barroso foi um porta-bandeira brasileiro no exterior – foi o primeiro compositor brasileiro a ser ouvido e respeitado nos EUA. “Aquarela do Brasil” chegou a ser cotada para hino nacional, pelo imenso sucesso que sempre fez no exterior.
Ary Barroso também foi locutor esportivo. Torcedor confesso do Flamengo, torcia descaradamente a favor do rubro-negro nas transmissões que eram feitas pelo rádio.
Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro, em 1964, de cirrose hepática decorrente de alcoolismo, e está enterrado no Cemitério de São João Batista, no bairro de Botafogo, na capital carioca.

0 0 voto
Avaliação do Artigo
Se Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Alguns Discos de Ary Barroso

Buscar No Google

0
Adoraria saber seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x