Enter the content which will be displayed in sticky bar

Anos 50

- A Grande Bossa
Anos 50
A Grande Bossa

Anos 50  

A década de 1950, também referida como década de 50 ou ainda anos 50, compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959.
É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do Século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade. Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Esta época também foi considerada a “idade de ouro” do cinema e também foi a época de importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA).
Em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol faturou também o seu primeiro título mundial.
A prosperidade econômica experimentada por muitos países durante a década de 1950 foi de natureza semelhante a que foi experimentada na década de 1920 e também a que ocorreu na década de 1990. Cada período de prosperidade foi o resultado de uma mudança de paradigma nos assuntos globais. As mudanças nas décadas de 1950 ocorreram em parte como resultado da conclusão da Segunda Guerra Mundial.
O cenário musical dos ano 50 nos Estados Unidos teve o rock and roll e seu subgênero, o rockabilly, que repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard entre outros, no brasil surge a bossa nova, um misto de samba e jazz.
No Brasil, tivemos o início da BOSSA NOVA no final dos anos 50, um movimento musical reconhecido mundialmente, um tipo de mistura de samba e jazz. Nesse estilo, surgem vários artistas como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Morais. Nessa década foi composta e lançada a música Garota de Ipanema, que veio mais tarde se tornar, juntamente com Aquarela do Brasil, a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, tendo várias regravações por artistas internacionais de renome, como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Stan Getz, entre outros.

Extraído/Adaptado de WIKIPÉDIA

 

ALGUNS DISCOS DESTA DÉCADA


A Velha Guarda

A Velha Guarda

 

Buscar No Google